AMBTO faz 19 anos e homenageia os sócios fundadores

Palmas/TO, 06 de junho de 2019

A Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado do Tocantins - AMBTO completou 19 anos de atividades no Tocantins.

 

Há 19 anos atrás foi criada a então denominada nos dias de hoje como Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado do Tocantins - AMBTO. Isso se deu graças à iniciativa de Engenheiros ambientais na busca de unir esforços em prol da categoria frente ao Sistema Confea/Crea/Mútua para conquistar o reconhecimento legal da profissão e garantir as atribuições a esses novos profissionais.

Assim como para o curso de Engenharia Ambiental, o Tocantins foi o berço da primeira associação de engenheiros ambientais do Brasil, sendo está criada em 31/05/2000. O nome escolhido à época foi ENAMA - Engenheiros Ambientais Associados, que entre outras ações decidiu-se pela criação de uma comissão para ir a Brasília para participarem no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea de uma reunião sobre a regulamentação e criação do título de Engenheiro Ambiental no Sistema, conforme Ata de Fundação em anexo.

A primeira presidente eleita foi a Engenheira Ambiental Dalvirene Mendes Rodrigues Abrantes tendo como vice-presidente o Engenheiro Ambiental Jonas Duarte Bezerra. Ainda compuseram a primeira Diretoria da ENAMA os engenheiros ambientais, Simone Maciel de Souza como Secretária, Pedro Rodrigues de Oliveira como Segundo Secretário, Tesoureiro Rosiran Rodrigues Barros, Segundo Tesoureiro Nara Ribeiro de Araújo. No Conselho Fiscal como membros efetivos os engenheiros ambientais Itamar Xavier da Silva, Ademi Júnior Filho e Pedro Hermes de Alencar, já os suplentes foram os engenheiros ambientais Eduardo Quirino Pereira, Rafael Brant de Almeida Castro e Creusa Rodrigues Costa.

Os sócios fundadores da Associação estão elencados a seguir, e, hoje a Engenharia Ambiental no Tocantins e no Brasil agradece direta ou indiretamente pelo pioneirismo desses profissionais que lutaram pela reconhecimento do título de Engenheiro Ambiental no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea, bem como suas atribuições profissionais.

Aldeci Gomes Leite / Antônio Cleyton Cavalcante Almeida / Dalvirene Mendes Rodrigues Abrantes / Frederico Guimarães Maia / Itamar Xavier da Silva

Jonas Duarte Bezerra / Liliam Aparecida de Souza Pereira / Luciana Aires Vitorino / Luzimeire de Moura Carreira / Marcos Antônio Oster / Pedro Hermes de Alencar

Pedro Rodrigues de Oliveira / Rafael Brant de Almeida Castro / Rômulo Rogério Jácome / Rosângela de Cássia Oliveira Baroldi / Rosimar Carneiro de Oliveira

Rosiran Rodrigues Barros / Rubens Pereira Brito / Simone Dutra Martins Guarda / Suarton Fernandeds de Souza / Valéria Guimarães Coelho / Wagton Luiz Oliveira / Warley da Costa

A luta desse engenheiros ambientais resultou na edição da Resolução Confea Nº 447 de 22 de setembro de 2000 que “Dispõe sobre o registro profissional do engenheiro ambiental e discrimina suas atividades profissionais.”  Nessa conquista tivemos o apoio do Engenheiro Agrimensor VALMIR SANT’ANA JUNIOR, como Conselheiro Federal pelo Tocantins, votou favorável na DECISÃO Nº PL-0771/2000 – Confea de 22 de setembro de 2000 que aprovou a referida Resolução.

Parabéns aos sócios fundadores da AMBTO e o nosso muito obrigado. Para tanto, estaremos realizando no próximo dia 08/06/2019 um evento para homenagear esses Engenheiros Ambientais. Participe!!!

Vale destacar que a realização do evento só está sendo possível graças à parceria da Mútua-TO e Nacional como grande incentivadoras dos eventos de engenharia, agronomia e geociências no Tocantins e no Brasil, bem como o apoio da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária - Fneas, o apoio das empresas Acato Engenharia e Meio Ambiente, Ambienger Engenharia Ambiental, JBB Engenharia Ambiental, Nattiva Engenharia e Meio Ambiente e Plêiade Ambiental Projetos e Engenharia Consultiva, e mais ainda, pela participação dos engenheiros ambientais do Tocantins.

 

Rafael Marcolino de Souza

Presidente da AMBTO

Attachments:
Download this file (ATA de Fundação AMBTO.pdf)ATA de Fundação AMBTO.pdf[ ]1847 kB